Sementes germinadas

Home  /  Alimentação  /  Sementes germinadas

Sementes germinadas

Post type Image 20
Fev,2015
Author Comment
9
Blog Post Like
2

Germinado

O que são sementes germinadas?

As sementes germinados, são as que deram inicio ao processo de criação de uma nova planta. As sementes de uma determinada planta são verdadeiras concentrações de nutrientes e de certa forma “adormecidas” à espera das condições ideais para se desenvolverem. Quando lhes damos água, oxigénio, luz  e uma determinada temperatura, este alimento dá inicio a diferentes processos bioquímicos que tem como finalidade a criação de uma nova planta.

Quais as vantagens das sementes germinadas?

Ao dar inicio ao processo de germinação, a semente produz diferentes compostos e altera a estrutura dos seus constituintes que terão como objectivo criar e alimentar a nova planta. O alimento germinado será assim de mais fácil digestão, muito mais rico do ponto de vista nutricional, e terá menos factores antinutricionais (compostos que impedem a absorção de alguns nutrientes), aumentando desta forma o seu valor nutricional.

O seu teor vitamínico e mineral e a biodisponibilidade de alguns destes nutrientes pode aumentar entre 200 – 600%! Ocorre ainda um aumento do teor em proteínas e o valor biológico destas.
Com a germinação das sementes ocorre ainda a degradação de diferentes constituintes das sementes, tornando-se bem mais fácil de digerir para as aves.

Que sementes posso germinar?

No mercado existe uma vasta gama de misturas com sementes especialmente seleccionadas pelo seu forte poder de germinação, o que constitui uma excelente alimentação de germinação para grande partes das aves, logo resta escolher uma mistura com este fim.

ger2

Mistura de sementes que actualmente uso (sementes a germinar para periquitos & exóticos da Versele-Laga)

Como preparar as sementes germinadas?

Para a preparação das sementes de germinação deve-se demolhá-las à temperatura ambiente durante 6 horas mudando a água por diversas vezes, depois passá-las por água fria corrente
abundante. A seguir, deixar germinar durante 24 a 48 horas à temperatura ambiente num crivo ou num recipiente especial para o efeito, humidificar regularmente ou tapar o crivo com um pano molhado nunca deixando as sementes absorver luz directa. Como particularidade importa referir que coloco na água um pouco de “amukina” para evitar fungos e desinfectar as sementes.

ger4

Sementes a demolhar

ger1

Amukina para usar na água de demolhar

Servir as sementes germinadas.

Administrar as sementes germinadas, puras ou misturadas com papa de ovo, como alimento complementar as suas aves irão adorar, o germinado é sem duvida alguma o maior complemento nutritivo que podemos dar à nossas aves na altura de cria, podendo também ser fornecido aos reprodutores durante tudo o ano. 

Poderá servir na época de criação cerca de três a quatro vezes a cada sete dias e na época de descanso cerca de três vezes a cada sete dias.

Importante.

Devemos mudar e limpar todos os dias os recipientes onde se fornece o germinado, assim evitamos o aparecimento de fungos nas sementes bem como nos comedouros. Estes preparados devem ser feitos de modo a serem totalmente consumidos pelas aves o mais rápido possível.

ger3

Sementes a germinar em germinador próprio

ger5

Sementes já germinadas e prontas a servir

Espero ter ajudado um pouco mais neste tema, alguma duvida não hesite estou disponível para ajudar.

Sobre o autor

9 Comentários até agora:

  1. Armindo diz:

    boa noite eu gostaria de saber se prejudica as aves dar-lhes germinado todos os dias e se durante o tempo de germinaçao das sementes se pode lava-las para assim elas se manterem mais húmidas e assim germinarem melhor.

    • José Quintas diz:

      Olá.
      Não se deve dar germinado todos os dias pela simples razão do possível excesso de proteína, 2/3 vezes a cada sete dias é suficiente.
      Durante o período de germinação, ou seja, quando as sementes estão no germinador, devemos colocar água no mesmo, tipo ao início do dia e ao final do dia.

  2. Rogério diz:

    Sr. Quintas, boa noite.
    Aqui no Brasil existem outros produtos que devem se similar ao Amukina.
    Este procedimento de adição do produto é no início do preparo e depois acaba ou deve ser feito enquanto durarem as sementes germinadas?
    Posso fazer com sementes de girassol, alpiste, painço, aveia, etc…?
    Atenciosamente
    Rogério

    • José Quintas diz:

      Olá.
      Amukina pode-se usar na primeira vez na água em que se mete as sementes a demolhar.
      Depois de já germinadas, pode-se colocar as mesmas num recipiente com água, cerca de 2/3 minutos, adicionando um pouco de amukina.
      Após esse processo passar as sementes já germinadas por água corrente, usando um coador e estão prontas para servir às aves.
      Em relação às sementes que indica, vejo aí algumas que não são indicadas, devido ao seu fraco poder de germinação, procure uma mistura especifica para germinar, existem várias no mercado.

  3. Douglas diz:

    Sr. Quintas, boa noite!

    Quais sementes o sr. utiliza para fazer a mistura germinada? Espero incluir na minha criação de azulões. Obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *