Palmarés

Home  /  Palmarés

Aqui consta o resumo da minha participação com as minhas aves, em algumas das exposições sob a égide da Federação Ornitológica Portuguesa Cultural e Desportiva – FOP, Federação Ornitológica Nacional Portuguesa – FONP e ainda alguns eventos internacionais.


70º Campeonato Nacional de Ornitologia – Santiago do Cacém 2016

15 a 18 de Dezembro de 2016

Após um ano de ausência tivemos de volta o nosso campeonato nacional, o maior evento em território nacional para todos os amantes das aves, este ano mais uma vez verificou-se uma adesão positiva com cerca de 368 expositores com um total de 4077 aves, um sinal claro que a ornitologia está em força entre os portugueses.

Para mim, comparecer no campeonato nacional é digamos o culminar de todo um ano de trabalho e dedicação ao hobbie que alimento, é o momento em que todos os criadores esperam ver reconhecido o trabalho feito e assim ganhar novo alento para o ano seguinte.

Tendo em conta as mutações que trabalho, A. fischeri Azul e A. fischeri Azul Slaty, apresentei os meus melhores espécimes a concurso.

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul / Azul D: 1.º e 2. º prémio (Campeão Nacional).

A. fischeri Azul Slaty: 1.º e 2. º prémio (Campeão Nacional).

Para mim, alcançar duas medalhas de ouro (campeão nacional) e duas medalhas de prata, foi a cereja no topo do bolo, ou seja, foi um prémio por tudo aquilo que fiz nos últimos anos em prol desta minha paixão.

 


14494885_1142146465878578_3862434474475336891_n

VI Campeonato Ornitológico da Costa Azul

28 a 30 Outubro de 2016

No ano de 2014, já havia participado, nesta exposição que é a exposição do clube ornitológico da minha terra.

Não se trata de uma exposição conotada com grande presença de agapornis, tendo sido essa mais umas das razões que me fez ir dar a mostrar as minhas aves, servindo ao mesmo tempo para submeter algumas das minhas jovens aves à rotina das exposições.

Participei com 16 aves, tendo inscrito aves na classe A. fischeri Azul / Azul D; A. fischeri Azul Slaty e A. fischeri Azul / Azul D por equipas.

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul / Azul D: 1.º, 2. º e 3. º prémio.

A. fischeri Azul Slaty: 1.º, 2. º e 3. º prémio.

A. fischeri Azul / Azul D – Equipa: 1. º prémio.

Obtive ainda o prémio referente à melhor equipa de psitacídeos e segundo melhor psitacídeo em prova.

costazul

 


cartazpsitapor

PsitaPor 2016

1 e 2 de Outubro de 2016

Segundo ano, segunda participação.

Este ano levei a expor A. fischeris em quatro classes: Azul / Azul D (8 aves); Azul Slaty (2 aves); Euwing SF Azul / Euwing SF Azul D (1 ave) e Euwing SF Violeta (1 ave).

Resultado obtidos:

A. fischeri Azul / Azul D / Azul D: 1.º, 2. º e 3. º prémio.

A. fischeri Azul Slaty: 1.º e 2. º prémio.

A. fischeri Euwing SF Azul / Euwing SF Azul D: 2. º prémio.

A. fischeri Euwing SF Violeta: 1. º Prémio.

Participação muito positiva, em 12 aves presentes, somente tive uma ave com 88 pontos e outra com 89 pontos, todas as outras com 90 pontos ou mais.

Obtive ainda o prémio referente ao terceiro melhor A. fischeri em exposição.

psitapor8


posters-BVA-masters-2016

BVA Masters – Aalst – Bélgica

10 e 11 de Setembro de 2016

Foi a minha primeira participação nesta exposição, aqui se reúne anualmente o que de melhor há nas diferentes espécies de Agapornis.

No seguimento do caminho que venho trilhando neste últimos anos, participar neste evento já foi um enorme orgulho.

Levei a concurso a mutação Azul Slaty, a qual têm merecido o meu foco há uns anos a esta parte, tendo assim levado três aves até à Bélgica.

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul Slaty – 1 º e 2º prémio (Ouro e Prata)

Estes prémios alcançados são para mim o maior feito alcançado até então, o de maior importância e constitui um estímulo e motivação extra para continuar, procurando sempre obter aves mais próximas possíveis do standard da espécie.

bva


cmo16

Mundial de Ornitologia 2016 – Resultados

Foi a minha primeira participação num mundial de ornitologia, desde logo um enorme orgulho se recuasse há uns cinco anos atrás nunca pensaria que tal coisa fosse possível.

Depois de analisar o evento em si, decidi então participar, porém, confesso que as classes para inscrição tal como estão há já uns anos a esta data por parte da COM, não reconhecem aos criadores de A. fischeris o trabalho desenvolvido ao longos dos anos em certas mutações, ou seja, eu e outros criadores, que ao longo dos anos temos vindo a realizar um trabalho de modo a tornar possível elevar certas mutações, depois vemo-nos na obrigatoriedade de participar num mundial, numa classe denominada outras mutações linha verde ou azul…

Passando o desabafo, aquelas que no momento achei serem as melhores aves foram a concurso.

Relativamente à data escolhida para o evento, quem cria esta tipo de aves sabe bem do que falo, mais uma vez não ajuda em nada.

Resumindo, na classe onde tinha as minhas atenções focadas, uma ave minha conseguiu uns respeitáveis 91 pontos, não tendo trazido medalha, porque à frente ficaram três aves com 94,93 e 92 pontos respectivamente.

Uma vez que não quero nem tenho vindo a atalhar caminhos, este resultado é um sinal claro e positivo que tenho vindo de alguma forma a fazer as coisas bem feitas dando boas perspectivas de futuro.

Para terminar parabéns a todos os premiados, em especial aos criadores portugueses, parabéns à organização do evento e fica aqui um repto da minha parte à COM, por favor revejam as classes, dos A. fischeris e de outras espécies, bem como a data o evento.

2016-01-21 22_46_00-www.mundial2016.fonp.pt_PREMIOS_Aves por classe.pdf


 

Aves Cartaz 2015

25ª Expo-Aves Peniche

11 a 13 de Dezembro de 2015

Peniche 2015, foi a minha estreia nesta exposição, a concurso cerca de 200 aves na secção “J” o que é sempre bom.

Esta exposição surgiu como uma última oportunidade de expor algumas das minhas aves, antes do Mundial de Ornitologia em 2016.

Nesta exposição participei nas classes J4-8  (A. fischeri Azul / Azul D); classe J4-10 (A. fischeri Azul D Violeta) e classe J4-12 (A. fischeri Azul Slaty).

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul, Azul D – 1 º e 3 º prémio

A. fischeri Azul D Violeta – 2º prémio

A. fischeri Azul Slaty – 1 º e 3 º prémio

Tratou-se assim de uma participação, dentro daquilo que esperava, em nove aves inscritas, cinco tiveram prémio.

Agora venha o Mundial de Ornitologia em 2016.

peniche15_4


cartaz

5ª Exposição Internacional COM «AVIXIRA 2015»

01 a 08 de Novembro de 2015

Avixira 2015, para mim uma referência no panorama nacional no que a exposições diz respeito, a organização mais uma vez está de parabéns, na medida em que ano após ano, a qualidade do evento têm vindo substancialmente a melhorar. Este ano com aproximadamente 3600 aves inscritas, fizeram do certame o maior já realizado sob a égide da FOP.

Nesta edição participei nas classes J4-9 (A. fischeri Azul / Azul D por equipa); classe J4-10 (A. fischeri Azul / Azul D); classe J4-12 (A. fischeri Azul D Violeta) e classe J4-14 (A. fischeri Azul Slaty).

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul, Azul D (equipa) – 1 º prémio

A. fischeri Azul, Azul D – 1 º; 2 º e 3 º prémio

A. fischeri Azul Slaty – 1 º; 2 º e 3 º prémio

Consegui ainda a melhor ave da secção “J”, A. fischeri Azul com 93 pontos, tendo conseguido igualmente 93 pontos com uma ave A. fischeri Azul slaty, pelo que me foi atribuída uma “pena de ouro”.

Este ano foi especialmente gratificante para mim, em especial no que respeita à mutação A. fischeri Azul slaty, já que trata-se de uma mutação que venho a trabalhar há mais de quatro anos a esta data, sem resultados significativos  alcançados. Mas este ano penso ter finalmente conseguido encontrar o caminho certo e elevar esta mutação ao nível de qualidade das minhas outras aves. Para se ter uma ideia, as anteriores participações nesta mutação revelaram classificações a rondar os 87/89 pontos e este ano pela primeira vez que levei estas “novas” aves a concurso consegui 93;91 e 90 pontos.

avixira11

avixira12


cartazpsitapor

PsitaPor 2015

10 e 11 de Outubro de 2015

Primeira exposição em Portugal unicamente destinada a psitacídeos, para mim também a primeira exposição de 2015. Apesar de poder ter contado com mais adesão, já que temos muito bons criadores de psitacídeos em Portugal, foi interessante, aliás os que participaram levaram aves muito boas.

No meu ponto de vista todos deveríamos contribuir para que esta exposição no futuro vingasse e se tornasse uma referência no panorama dos criadores de psitacídeos.

Participei na classe JC20-2 (A. fischeri série Azul por equipa); classe JC03-1 (A. fischeri Azul / Azul D / Azul DD); classe JC03-2 (A. fischeri Violeta D) e classe JC03-3 (A. fischeri Slaty Azul).

Resultados obtidos:

A. fischeri série Azul (equipa) – 1 º Prémio

psitapor2015


Homenagem feita pelo Clube Ornitológico de Setúbal

24 de Maio de 2015

No dia 24 de Maio de 2015, integrado nas comemorações de mais um aniversário do clube ornitológico do qual sou associado, recebei uma pequena lembrança, em jeito de homenagem, pelos feitos conseguidos no campeonato nacional de ornitologia de 2014, representando dessa forma o clube.

homenagem


69cno14

69º Campeonato Nacional de Ornitologia – Torres Vedras 2014

06 a 14 de Dezembro de 2014

Fazendo um pequeno resumo, participar num campeonato nacional é o espelhar de um ano ou mais de trabalho, ou seja, é o momento em que se revela ao mais alto nível o fruto das nossas criações e onde são julgadas nas nossas aves. Antes do campeonato nacional ter tido o seu início, sou franco que, tinha fracas aspirações, afinal de contas chegava o momento de as minhas aves competirem lado a lado com as da sua classe.

Mas nestas coisas a esperança não pode desaparecer e após conhecimento do resultados finais, é gratificante ver o nosso trabalho reconhecido.

Participei na classe J4-7 (A. fischeri Azul / Azul D por equipa); classe J4-8 (A. fischeri Azul / Azul D); classe J4-10 (A. fischeri Azul D Violeta) e classe J4-108 (Outras mutações).

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul, Azul D (equipa) – 1 º (Campeão Nacional).

A. fischeri Azul, Azul D – 2 º (Vice-Campeão Nacional).

A. fischeri Azul D Violeta – 2 º (Vice-Campeão Nacional).

Em súmula participar num campeonato nacional de ornitologia e ser campeão nacional numa ou mais classes, é para qualquer criador um motivo de orgulho, dando força e vontade de fazer mais e melhor para que os resultados se verifiquem novamente num futuro próximo com a certeza que estou na posse de aves de qualidade, num patamar já algo elevado do standard da espécie.

N8


avixira_2014

4ª Exposição Internacional COM «AVIXIRA 2014»

 01 a 09 de Novembro de 2014

O ano de 2014, representou a minha estreia neste já conceituado certame, o qual contou com a presença de 170 expositores, 2510 aves, das quais cerca de 180 psitacíeos (101 agapornis).

Participei na classe J4-7 (A. fischeri Azul / Azul D por equipa); classe J4-8 (A. fischeri Azul / Azul D); classe J4-10 (A. fischeri Azul D Violeta) e classe J4-12 (A. fischeri Azul Slaty).

Confesso que de início as minhas expectativas não estavam muito elevadas, mas no final foi recompensador.

Em relação à exposição em si, tudo muito bem organizado, bom espaço, tenciono marcar presença em 2015.

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul, Azul D (equipa) – 1 º prémio

A. fischeri Azul, Azul D – 1 º; 2 º e 3 º prémio

A. fischeri Azul D Violeta – 1 º e 2 º prémio

IF


10502029_554351797999361_1349407483593265969_n

4º Campeonato Ornitológico da Costa Azul

24 a 26 de Outubro de 2014

Primeira exposição do ano de 2014, os resultados não podiam ser mais animadores, vários prémios em várias classes.

Consegui ainda o prémio referente ao melhor psitacídeo da exposição.

Em súmula para a primeira participação foi bastante positivo, trata-se afinal da exposição do clube ornitológico do qual sou associado. No meu ponto de vista só pecou mesmo pela fraca adesão de expositores com psitacídeos.

Resultados obtidos:

A. fischeri Azul, Azul D – 1 º; 2 º e 3 º prémio

A. fischeri Azul D Violeta – 2 º prémio

A. fischeri Azul Slaty – 3 º prémio

A. fischeri Diluído Verde – 3 º prémio

 

stb